A adoção de um ERP nas nuvens requer planejamento desde a escolha e homologação do software até a implementação definitiva. Alguns cuidados precisam ser tomados na escolha do fornecedor de ERP na nuvem. Seguem abaixo questões que devem ser abordadas junto ao fornecedor antes da aquisição do ERP.

O ERP é customizável ou existe apenas um modelo padrão o qual a empresa deverá se adequar?

É de extrema importância saber se o software pode ser customizável, algumas regras de negócio são particulares às empresas e se as mesmas não puderem ser implementadas no ERP, a aderência do software às necessidades da empresa estará comprometida e consequentemente a implementação terá grandes chances de fracassar.

É possível efetuar trial para avaliação do software antes da contratação?

A disponibilização de um período de testes e a execução dos mesmos por parte do contratante, são de fundamental importância para garantir que o ERP irá atender às necessidades da empresa.

Existe treinamento presencial ou remoto para os usuários?

É muito pouco provável que a implementação de um ERP tenha sucesso sem treinamento de usuários. ERP não é um serviço de prateleira, o qual o usuário contrata o serviço e começa a utiliza-lo de forma correta e eficiente sem treinamento.

Existe uma política de configuração de controle de acessos a usuários?

A existência de uma politica de permissões, garante muita flexibilidade para definir o que cada usuário pode executar e executar no ERP.

Existem recursos de auditoria ?

Mesmo dando acessos restritos a cada usuário, é muito importante que o software disponibilize acessos a logs que
registram as operações feitas por cada usuário.

O fornecedor disponibiliza suporte por telefone, chat, e-mail ou outro canal de atendimento?

A utilização do ERP, principalmente no seu inicio gera dúvidas, é de fundamental importância que existam canais de comunicação com o fornecedor do software.

Exitem algum portal/área para abertura de chamados ?

A existência de um portal de abertura de chamados, facilita o atendimento e solução.

Existe SLA que garanta a disponibilidade do serviço?

Um acordo de nível de serviço acima de 99 %, garante que o ERP esteja disponível e acessível.

A localização física do data center é informada ?

É fundamental por questão de segurança, saber onde os dados de sua empresa estão armazenados. É importante saber a localização também por questão de performance, Data centers fora do país tendem a ter maior latência o que pode influenciar na utilização do ERP.

Com respostas às estas questões, o contratante terá uma melhor visão para tomada de decisão na contratação do ERP em nuvem.