Os Softwares de gestão ERP são ferramentas fundamentais e imprescindíveis no processo de gestão e qualidade. As empresas nacionais tiveram uma época áurea onde os custos e controle de produtividade e qualidade eram facilmente absorvidos pelo mercado, simplesmente era agregado um valor ou taxa em cima do produto ou matéria-prima e todas as ineficiências eram  absorvidas.

Hoje, no mercado totalmente globalizado e competitivo, as empresas devem ter uma ferramenta para gerir as informações detalhadas ao extremo. Em todo e qualquer departamento de uma empresa se faz necessário o controle de suas informações, rapidez de informação, acompanhamento dos custos, controle de perdas, eficiência, simulação de novos negócios de planejamento, simulação financeira e principalmente a gestão de qualidade. A única maneira de conseguir com eficiência todo o processo integrado está na implantação de um software para gerenciamento de todos estes processos, seguindo é claro uma total acomodação e aderência do produto em relação a empresa.

Tivemos diversos cases, porém um dos mais marcantes foi uma empresa que estava financeiramente saudável, mas tinha uma linha muito variada de produtos, sendo impossível ter o devido controle sem um software de gerenciamento. A mesma também estava analisando um contrato de exportação e não tinha todas as informações para poder assinar um contrato de longo prazo com valores fechados. Com a implantação de todos os nossos módulos: Financeiro, Vendas, Faturamento, Compras, Estoque, Engenharia, PCP e Custos, a empresa começou a gerir seus negócios com grau de detalhamento para poder tomar a decisão de exportar ou não os itens em negociação. Além disso, foi identificado que mais de 60% da linha de produtos estava trabalhando com margem negativa. Automaticamente, 40% com margem positiva, ou seja, com lucro, e estes itens estavam cobrindo toda a ineficiência dos outros itens. Diversas ações foram tomadas: novos investimentos, trabalhos de produtividade e qualidade, e até alguns produtos foram retirados da linha de produção. Com isso, concluímos que é necessário ter todas as informações precisas e rápidas para a tomada de decisão e a única maneira disso ser possível é na implantação de um software de gestão empresarial  ERP e qualidade.

Roberto Giuzio Jr