Tomada de decisões. Que tipo de informação um gestor necessita para tomar decisões?

Tomar decisões como aumentar investimento em vendas, em uma determinada linha de produto, ou região específica, ou mesmo reduzir custos em um departamento. São exemplos de decisões estratégicas dos gestores de uma empresa que precisam antes de tudo, ter informações rápidas, seguras e precisas para auxilia-los na tomada de decisão.
Fornecer estas informações é a função do BI ( business intelligence) As ferramentas de BI são responsáveis pela coleta, organização, análise e disponibilização das informações de uma maneira de fácil interpretação aos gestores da organização. Estas informações podem ser provenientes de ERPs, CRMs, planilhas, etc…

Os gestores definem quais serão as métricas. através da definição de indicadores (KPIs) que são utilizados para medir os processos que serão avaliados. Definir metas de volume de vendas por produtos, por região, por vendedores, são exemplos de indicadores para o departamento comercial de uma organização.

Após a criação dos indicadores, são definidas de onde as informações serão coletadas, qual a periodicidade da atualização da informações e de que maneira elas serão apresentadas aos gestores, através de tabelas, gráficos e dashboards.

Com a definição das métricas/indicadores e implementação do BI, os gestores passam a ter informações, referências, históricos e até tendências para as métricas e com base nestas informações podem tomar decisões estratégicas ao negócio da empresa.