Quando comecei a estudar o impacto do  bloco  K para as empresas, percebi que o que estava sendo imposto é o que sempre procurei ajudar as empresas  a atingir,ou seja, a acuracidade de estoque.

Estamos falando de não se ter ajuste de estoque. Para nós, profissionais de produção e implementadores de sistema de gestão empresarial ERP, é algo praticamente impossível.

O governo, com essa medida visa principalmente, inibir a sonegação das movimentações sem documento fiscal ,  fechando o círculo do controle de estoque. Desde a implementação da nota fiscal eletrônica pelo governo as empresas do segmento comercial já tem o controle do estoque, pois as informações   de notas fiscais de entradas e a saída são suficientes para que o governo tenha o controle do estoque da empresa. Por isso além das empresas industriais, as empresas atacadistas  também estarão obrigadas a entregar o Registro K.  Neste caso para a troca de unidade de materiais ou embalagens dos produtos.

Esse desafio será muito  difícil , tanto para pequenas , médias e grandes empresas de acordo com o meu histórico de acompanhamento de processos, pois para cada empresa o desafio terá um grau diferente de impacto. As empresas com variação de consumo e de perdas devem sentir muito mais a dificuldade dessa implementação.

Trabalho com processo produtivo desde 1985 e sempre busquei em todos os processos industriais atingir o melhor índice possível de acuracidade de estoque. Agora o governo com a implementação do Bloco K,  exige um índice de acuracidade de 100 % , o que é ótimo para as empresas que desejam ter controle e que não tenham dentro dos seus processos.

Com essa obrigação fica praticamente impossível a implementação do Registro K sem um sistema de gestão empresarial ERP  que gerencie  e controle  os estoques da empresa,  as entradas de compras, as ordens de produção internas, as ordens de produção externas (Controle de materiais em Terceiros) e  as  saídas de materiais, sejam provenientes de venda ou qualquer movimentação de estoque.

Será uma tarefa difícil  , prepare-se !