Este é um grande questionamento, porém na maioria dos casos, a solução de contratar uma empresa especializada, pode representar uma agilidade neste desenvolvimento.

Empresas que tem um segmento especifico, ou que tenham uma tecnologia mais focada em TI podem optar por desenvolvimento interno.

Para projetos onde não existam soluções prontas no mercado, deve-se avaliar as vantagens e desvantagens, considerando alternativas como parceria com concorrentes, buscando redução de custo e parceria com empresas de software ERP, que podem se beneficiar de um novo mercado. Como também o desenvolvimento pode ser realizado por uma empresa especializada.

Os principais pontos a serem considerados para uma análise de viabilidade incluem : Custo a curto , médio e longo prazo; rapidez de atendimento; domínio da tecnologia envolvida; documentação do projeto; equipe de desenvolvimento; custo do software e ferramentas envolvida para o desenvolvimento; troca de funcionário; comprometimento de prazo; prioridade do projeto; rigidez nos requisitos do projeto e domínio das ferramentas envolvidas.