Inventário! Sempre me perguntam qual a política de inventário  de estoque  ?E digo que a única maneira de definirmos a política é verificar a qualidade do índice encontrado.

Primeiramente temos que criar um índice , o mais utilizado seria  a quantidade de itens inventariados. Para tal devemos   confrontar a quantidade registrada no sistema ERP e a quantidade  encontrada  no estoque físico. Toda vez que a diferença do que foi encontrado no ERP e no físico for igual a zero , contamos como correto  (1) , quando a diferença for diferente de zero contamos como incorreto (0).

Dessa maneira teremos o índice de acuracidade  de estoque:

Índice = Itens corretos / Itens do inventário  multiplicando por 100

Exemplo :

Total de itens inventariados : 13

Total de itens corretos : 9

Índice de Acuracidade de estoque = 9/13 x 100 =  69,23 %

Este índice para um sistema de ERP está confiável tem que estar  o mais próximo de 100 %.

Com a obrigação do sistema Fiscal (Bloco K) o governo já parte do pressuposto que as empresas tem este índice em 100 %  , por isso as industrias independentemente  do lado gerencial terão que controlar e implementar ferramentas para conseguir atingir este  índice assim atender a exigência fiscal.

Resumidamente deve-se, conforme o índice encontrado, definir políticas e critérios de inventário. como a periodicidade dos inventários (diário , mensal , trimestral , anual , entre outros) e os tipos (geral , por departamento , aleatório , curva Abc , entre outros)

Roberto Giuzio Jr.  05/05/2017