Algumas empresas acreditam que somente a aquisição de um software de gestão empresarial ERP é suficiente para que qualquer funcionário, independente da formação e capacitação, possa atuar em qualquer área ou qualquer módulo do sistema. O conhecimento da regra de negócio e das atividades exercidas no setor onde será implementado o módulo do sistema é vital para o sucesso do projeto.

Um dos grandes problemas enfrentados somente no instante do treinamento é que o usuário final não participou da escolha da ferramenta e no momento do treinamento identifica diversas necessidades ou customizações baseadas no sistema anterior, ou a falta de funcionalidades primordiais para o processo.

Outra falha se refere à simples verbalização pelo fornecedor do software das funcionalidades do sistema sem a devida verificação pelo cliente, ou por falta de tempo, ou por falta de conhecimento do processo. Com isto o fornecedor adia um problema de objeção que acaba surgindo somente no momento do treinamento onde as condições de negociação ficam comprometidas.