O uso da dispositivos móveis como smartphones e tablets cresce a cada dia. Segundo números informados pela Nielsen Ipobe, o país tinha em novembro de 2015, cerca 76  milhões de smartphones em operação.

Com números nestes patamares, se abrem ao mercado,  oportunidades para a  utilização destes dispositivos no mundo corporativo.  Surgem soluções que estão além da comunicação como  troca de mensagens e e-mails, uso de agendas  e compartilhamento de arquivos.  Otimizar processos em áreas administrativas, logísticas, produtivas e comerciais passa a ser uma nova tarefa para estes dispositivos.

A implementação de um sistema de captura de pedidos através de dispositivo móvel é um bom  exemplo de como a mobilidade pode otimizar as vendas de uma empresa.  Imagine que o vendedor terá acesso à sua carteira de clientes, com informações  cadastrais e condições comerciais praticadas a este cliente e que com base nestas informações, o vendedor  poderá  coletar pedidos de forma mais precisa e envia-los remotamente ao  ERP  da empresa.  Este processo reduzirá  erros na captura de pedidos, dará  velocidade no envio e recebimento dos pedidos e eliminará digitação por parte da área de vendas da empresa que não terá mais que implementar o pedido manualmente no ERP, otimizando assim. todo o processo de captura e implementação do pedido de vendas.  A adoção da mobilidade, utilizando tecnologias e recursos disponíveis no mercado,  abre inúmeras possibilidades às empresas a um custo acessível.