A adoção de um aplicativo de força de vendas para otimizar a captação de pedidos e facilitar o dia a dia do vendedor, requer alguns requisitos importantes:

Simplicidade na interface- A interface deve ser intuitiva e de fácil utilização por parte do usuário. Um interface que requer muita interação, acaba gerando duvidas e dificultando a utilização do aplicativo.

Política de Preços –. Para que o aplicativo possa ser operado de forma correta, a política de preços e regras comerciais devem ser bem definidas e padronizadas. Não adianta implementar uma ferramenta para captação de pedidos se o departamento comercial não tem políticas de preços, descontos, quantidades, valores mínimos e demais condições comerciais.

Integração com ERP – a troca de informações entre o smartphone e o ERP deve ser frequente. Quanto menor o intervalo de tempo de sincronização, maior será maior a precisão nas informações fornecidas ao vendedor e maior será a eficiência na integração do pedido no ERP.

Possiblidade de operar off-line. Por mais que o cenário ideal seja o aplicativo estar conectado o tempo todo à base do ERP, há situações em que o sinal de dados no celular não está disponível. Nestas situações é de fundamental importância que o aplicativo possa ser operado no modo off-line, permitindo assim que o vendedor faça captação do pedido de venda e o transmita posteriormente ao ERP.

Atendendo os requisitos citados acima, um aplicativo de força de vendas, tem grande possiblidade de ser implementado com sucesso.