Ter um quadro de funcionários definido por departamento, onde cada colaborador sabe suas atribuições e sua importância para a organização é fundamental.
Motive o trabalho em equipe. As pessoas tem que entender que ajudar um profissional de seu departamento, não gera concorrência e sim resultados melhores para o departamento e consequentemente para a empresa
O gestor deve ser claro nos objetivos da empresa com seus líderes. Deve motiva-los, um gestor ou um líder de equipe desmotivado gera desmotivação ao resto da equipe
A contratação de um colaborador, quando bem executada, gera bons
resultados no quadro da empresa. O gestor ou líder do departamento deve
procurar as pessoas certas para o seu negócio. Necessariamente o melhor
currículo no papel, não significa ser a melhor contratação para a empresa. Além
das competências o mesmo deve ter um perfil que se “encaixe” no time já
existente.
Avalie os funcionários com frequência, crie metas e se possível for, crie um plano para os colaboradores. É importante saber as expectativas de cada um deles.
Além da capacitação e competências, o alinhamento com a visão do negócio
deve ser trabalhado para que exista interação entre as pessoas. Todos alinhados
com os objetivos da empresa.